Ao mesmo tempo que a economia de Minas Gerais está fortemente ligada à mineração, os riscos e impactos desta atividade precisam ser debatidos para permitir um desenvolvimento sustentável dos territórios e municípios.
Pensar em alternativas à mineração é uma necessidade que passa pela avaliação das potencialidades de cada município e das oportunidades de diversificação econômica local e regional.
O Projeto de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados foi criado para apoiar os municípios que têm suas economias fortemente ancoradas na mineração a identificarem novas possibilidades de sustentação econômica e desenvolvimento local.
O objetivo deste projeto é o de contribuir para a redução da dependência econômica de municípios mineiros em relação à atividade minerária.
O projeto é resultado da parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Sede), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae/MG), Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig).
A redução da dependência da atividade minerária passa por um planejamento focado na melhoria do ambiente de negócios nos municípios. Neste projeto, para essa finalidade, usamos a abordagem DEL (Desenvolvimento Econômico Local) que auxilia gestores públicos e agentes envolvidos com o planejamento econômico dos municípios a pensarem em ações focadas nestas cinco dimensões do desenvolvimento:
Mudar a matriz econômica de um território é tarefa complexa e que precisa envolver diversos atores locais. Entidades públicas e privadas, lideranças e representantes da sociedade civil devem dialogar e unir esforços em busca das seguintes alternativas de reconversão produtiva:
Diversificação para um novo segmento econômico, ou seja, encontrar uma nova especialização produtiva para o território
Diversificação fortalecendo outras vocações já existentes no território
Reposicionamento da atividade mineral, com a qualificação da cadeia produtiva do setor
O projeto cria um ambiente favorável à discussão de estratégias de reconversão produtiva e possibilita os mecanismos necessários à concretização de um plano de desenvolvimento, entre eles:
Formação de uma governança local que atue no tema da reconversão produtiva
Suporte às lideranças locais para a criação de uma Agenda Estratégica para cada um dos territórios.
Definição de uma estratégia de reconversão produtiva visando a diversificação econômica
Seminário de Alternativas Econômicas Locais de Itabira e Região • junho de 2020
Seminário de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados • fevereiro de 2020
Delta Forum • dezembro de 2019
Fotos: Paulo Márcio e Cláudio Cunha
Especialização e diversificação produtiva: um modelo de painel espacial para a indústria extrativa mineral em Minas Gerais
Mariana Medeiros Nahas
Mestre e doutoranda em economia, com ênfase em economia regional, pelo Cedeplar/ UFMG. Especialista em análise de dados espaciais
Rodrigo Ferreira Simões, André Braz Golgher, Luiz Carlos de Santana Ribeiro
Nova Presidência da AMIG reforça o compromisso da Entidade com o Projeto
Os representantes das Instituições que coordenam o Projeto Reconversão Produtiva de Territórios Minerados se reuniram, dia 22/04/2021, para apresenta-lo ao novo presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais. Na ocasião, o compromisso da AMIG no envolvimento do projeto foi reiterado, salientando a relevância dos objetivos propostos e a importância em garantir a sustentabilidade do trabalho no longo prazo. Foram abordadas as principais motivações deste desafio, bem como a necessidade em garantir uma agenda estratégica que engaje a comunidade local, uma vez que estes são os protagonistas da transformação da realidade dos municípios.
Em função do distanciamento relacionado ao combate ao novo coronavírus, a reunião foi realizada de forma remota para preservar a integridade dos participantes.
O Conselho de Desenvolvimento Local e Regional da FIEMG se reuniu, dia 09/03, para apresentar e debater assuntos de interesse do setor e, um deles, foi o projeto Reconversão Produtiva para Territórios Minerados. Formado pela FIEMG, Sebrae e diversas entidades, têm o intuito de trabalhar a autonomia dos municípios que, atualmente, dependem da mineração para gerar renda(...)